Rússia de Todos os Czares

Título: Rússia de Todos os Czares.

Autor: Antonio Carlos Gaio.

Editora: Vermelho Marinho.

Páginas: 108.

Skoob

A Rússia cresceu por entre invasores tártaros que a verteram em fogo, cinzas e destroços ao se assenhorearem da Rússia imberbe, assentando-se nas estepes da Rússia Branca, e originando no russo um temperamento impulsivo e de espírito arraigado à sua terra, desconfiado dos estrangeiros e submisso a um poder autoritário.

Este livro mostra como nasceu e se consolidou como país, girando em torno dos czares até chegar ao comunismo, onde detalho suas intempéries no século XX não com a visão de um comunista, mas procurando desarticular conceitos arraigados e difundidos pelos que demonizam os responsáveis pelo fim da propriedade privada.

Sabedor de que no Brasil o interesse se concentra primordialmente no maior fenômeno político do século XX – o comunismo na União Soviética -, este livro se mostra informativo, tanto para a faixa infanto-juvenil quanto para a universitária, enveredando pela cultura russa para mergulhar em sua alma, na tentativa de desvendar o caráter sanguinolento com que construiu sua civilização permeada pela tragédia, a imprimir sua personalidade singular derramada em emotividade exacerbada ao longo de sua história, com a Igreja Ortodoxa nos seus calcanhares.

Embora obras-primas tenham sido escritas, encenadas, compostas, pintadas e produzidas a partir do século XVIII, estiveram sujeitas à censura de czares de todos os gêneros e estilos que o destino até hoje reserva à Rússia. Ato indigesto que foi punindo o seu cidadão que, de censura em censura, tornou-se um dos maiores consumidores de cultura do mundo. Contradição que consagra a “Rússia de todos os Czares”.

Rússia de todos os Czares é um livro histórico (como pode-se perceber pela sinopse) e vem nos contando sobre a história da Rússia desde o feudalismo, o surgimento e o fim da monarquia (Czarismo ou Tzarismo), o comunismo e a sua representação atual, passando pelas grandes guerras e revoluções, além de apresentar alguns personagens e mencionar alguns já conhecidos, como Ivan – O Terrível – Stalin e Lenin. É um pouco diferente dos livros que costumamo ler, mas precisei abrir uma exceção para este, por ser amante declarada da cultura de vários países, incluindo a Rússia.

De escrita um pouco rebuscada e bastante rica, eu o indicaria como paradidático escolar do Ensino Médio ou opção literária para estudantes do curso superior de História, além de, claro, para todo àquele que for fã da matéria e quiser descobrir alguns dos mistérios russos, pois o livro não trata apenas de política, mas também, de cultura, mencionando a história das Matrioskas e a influência russa na literatura e cinema.

No meu caso em particular, enrolei um pouco do comunismo em diante, por não ser um assunto que me interessa muito, mas simplesmente devorei os capítulos sobre o czarismo e cultura, que são bastante interessantes. Rússia de Todos os Czares tem muitas imagens, tornando a leitura ainda mais tranquila, mas senti falta de imagens de mapas da geografia mais antiga do país, ou até da atual organização geográfica, pois seria mais fácil a localização mental dos primeiros capítulos.

Para conhecer outros títulos do autor, visite o site dele, Jornal DuGaio. Lá você também pode encontrar o primeiro capítulo do livro e outros textos do autor sobre a Rússia, que integram a série de crônicas Rússia de Todos os Czares.

“Juntos, passaram pelo czarismo, pela revolução comunista, por guerras e expurgos, conscientes na excepcionalidade de sua trajetória.” – Pág 100.

May the Force be with you. That’s all, Folks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Autora

Prazer, Bianca “Bia” Caroline, tenho 24 anos, sou Carioca, graduanda em Biblioteconomia e Comissária de Bordo. Por aqui vocês vão ver algumas resenhas e dicas de coisas que eu gosto, como filmes, séries, livros, música e um pouquinho sobre mim, além de alguns posts especiais feitos com muito amor para todos os públicos.

Skoob