O que é RPG?

Role-Playing Game, em tradução livre “Jogo de interpretação de papéis” é o significado da tão conhecida sigla RPG. Como o nome já sugere, no jogo os participantes interpretam diferentes papéis, de acordo com o tipo de jogo e seguindo sempre sua ficha.

O termo começou a ser conhecido com os RPGs de mesa, tais como Dungeons & Dragons (D&D) e Vampiro (A Máscara, Requiem, etc), e em seguida, ganhou ainda mais força com os RPGs de fórum, principalmente no Orkut, onde um dos temas mais utilizados era o vasto universo de Harry Potter.

Mesa

O RPG de mesa consiste em um tabuleiro, dados de vários lados (depende do jogo), livros de regras, livro do mestre e fichas de personagem. Aqui nós temos um narrador, aquele que vai elaborar a história, as missões e contá-las, incluindo ações de NPCs (Non-player Character / Personagem não jogável) e dos demais personagens, dependendo da ação deles e dos dados.

Para se ter um personagem, a pessoa deve fazer uma ficha que varia de acordo com o que se está jogando, mas normalmente contém o nome, raça e escolha de habilidades. Fichas prontas, o jogo começa. Normalmente o mestre da mesa (narrador) faz uma breve introdução e dá espaço para os jogadores fazerem suas ambientações. Tudo que os personagens fazem influenciará na direção da trama.

O tabuleiro serve para movimentar as miniaturas e indicar posições, sendo basicamente um mapa da missão. Os dados a serem rolados tem várias finalidades, como determinar sucessos/falhas, força no caso de feitiços e até ordem em que os jogadores deverão agir.

O jogo acaba quando a história que o mestre elaborou, finalizar. Caso algum personagem morra no caminho, outro jogador é convidado a entrar na mesa, ou o mesmo jogador pode fazer uma outra ficha, com um outro personagem.

Por ser o estilo mais famoso, é considerado o “pai” dos demais estilos de RPG. D&D, praticamente o carro chefe, deu origem à filmes e até ao desenho Caverna do Dragão!

Mesa virtual

Funciona basicamente do mesmo jeito que a mesa normal, mas aqui – como o nome já sugere – o tabuleiro, os dados e por vezes até as fichas são virtuais. Os jogadores normalmente usam sites como o Roll20 ou RRPG Firecast para esses jogos, além de usufruírem de um canal de voz ou vídeo.

Esse sistema permite que pessoas que estejam longe possam participar de mesas e até streamar suas jogatinas. Alguns canais famosos são Azecos (Veja a agenda dele aqui) e GruntarTV.

Atualmente eu estou participando de uma mesa de Shadowrun, exibida no canal do nosso mestre Reyriro. Não temos exatamente um dia certo para jogar, mas todos os jogos são anunciados na página do Facebook do UCP, e todos os passados ficam disponíveis na Twitch (caso queira assistir, são os vídeos “Shadowrun Episodio X”).

Fórum

Esses são um pouco menos conhecidos. Funciona mais ou menos como a mesa virtual, com dados e fichas online, mas ao invés de canais de voz, livros de regras pré definidas e um mestre, os de fórum são escritos e as regras e narrações são feitas pelos administradores, normalmente com perfis diferentes como “Narrador”, “Diretor” e NPCs.

Esse estilo começou a ficar famoso no Orkut, onde pessoas faziam diversos fakes para jogarem em escolas de magia, acampamentos meio-sangue e por aí vai. Os fakes eram perfis voltados para RPGs. Cada personagem tinha sua trama individual ou em grupo, no caso de família, além de envolver-se na trama principal do lugar. Há também RPGs no Tumblr, Facebook e até Whatsapp!

Já RPGs de – realmente – fóruns como o Zonko’s funcionam da mesma maneira, mas ao invés de várias comunidades representando lugares e tópicos como partes desses lugares, nos fóruns agrupamos tudo num lugar só, criando uma grande árvore, por assim dizer.

– # –

Embora conheça um pouquinho de cada estilo de RPG, o que sou mais chegada ainda é o de fórum, já que sinto mais liberdade para criar enquanto escrevo. Essa coisa de pensar rápido e já falar logo ainda é um pouco difícil para mim, mas acho que estou evoluindo lá no SR! Podem existir outros jeitos de se jogar RPG, mas estes são os que conheço/jogo. E vocês, jogam algum tipo de RPG?

May the Force be with you. That’s all, Folks!

2 respostas para O que é RPG?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Autora

Prazer, Bianca “Bia” Caroline, tenho 24 anos, sou Carioca, graduanda em Biblioteconomia e Comissária de Bordo. Por aqui vocês vão ver algumas resenhas e dicas de coisas que eu gosto, como filmes, séries, livros, música e um pouquinho sobre mim, além de alguns posts especiais feitos com muito amor para todos os públicos.

Skoob