Meus Fracassos na TV

Título: Meus Fracassos na TV.

Autor: Felipe Pena.

Editora: Primavera Editorial.

Páginas: 392.

Skoob

Meus-fracassos-na-TV2

Neste livro, Felipe Pena divide alguns de seus fracassos com os leitores. São três sinopses e os roteiros de seus respectivos pilotos: uma novela das sete, um seriado de terror e uma minissérie policial. Nas palavras do professor: “imaginar cada cena e tentar descrevê-la com o rigor necessário para que alguém completamente diferente de você também possa imaginá-la não é tarefa simples. Para fazer com que diretores, atores, figurinistas e outros tantos profissionais consigam enxergar pelas palavras (e só pelas palavras), o autor precisa de muitos fracassos. Eles são a bússola e a âncora.

Meus Fracassos na TV é na verdade uma coletânea de estórias desenvolvidas pelo autor Felipe Pena. Felipe é professor e trabalhou como autor-roteirista da maior emissora de TV do Brasil (preciso citar nomes?), e nesse tempo, escreveu uma novela ideal para o horário das 19 horas (a famosa “novela das sete que começa sete e quinze”) e dois seriados de temas diferentes. A semelhança entre elas é bem simples: Nenhuma chegou a ser aprovada e exibida.

O livro começa com uma rápida apresentação do autor e logo em seguida, conhecemos a sinopse, as tramas e os personagens da novela Canguru. De trama bem divertida e dramática, a novela foca no casal Marcus e Raquel e nos amigos Cagurus (“adultos tardios”, pessoas que aos 30 anos, ainda moram com os pais e dependem fortemente deles), além de claro, envolver várias outras tramas de fundo. Através do livro, temos um olhar bem amplo de como se pensa numa novela, tendo acesso a roteiro e várias explicações. Para os leitores que também são autores de algo, há alguma identificação. O que não fez Canguru ir para frente, são os vários furos da história, constantemente abordados pelo próprio autor,

Depois de mais da metade de Meus Fracassos na TV, somos apresentados a Instinto Primitivo, uma série de suspense bem parecida com The Walking Dead e que se passa parte no Rio de Janeiro, parte em São Paulo. A série também conta com descrições de trama e personagens, além de um storyboard em quadrinho

Por último, mas não menos interessados, somos apresentados à Fábrica de Diplomas, um thriller policial, que aborda a questão da educação brasileira, tal como sua mercantilização e baixa qualidade. A série se passa também no Rio de Janeiro, mas não tão distópico e bem recente, em 2014. Também inclui proposta da série, descrição de personagens e roteiro do primeiro episódio.

Meus Fracassos na TV é de qualquer forma, interessante, mas acredito que possa vir a ser um bom material de análise para pessoas voltadas para a área de roteiro e produção de TV/Cinema. Escritores também podem usufruir, pois o próprio autor revela seus furos, o que nos leva a perceber mais quando nós mesmos estamos para cometer algum furo em nossas tramas. No mais, como dito anteriormente, é bastante interessante para quem ficou curioso sobre esses enredos que não ganharam as telas… Ele podem ganhar o seu coração, acredite. Mas cuidado, se você está atrás de uma leitura mais rápida e não muito repetitiva, é melhor ficar longe desse livro, pois seu tamanho pode assustar um pouco e várias vezes somos apresentados ao mesmo ponto.

Sobre o trabalho da editora Primavera Editorial, eu não tenho absolutamente nada a reclamar. Achei a capa bastante peculiar e chamativa, que acertou em cheio com a temática. Me atrevo a dizer que eles flertaram com a ironia ao colocar parte da capa como uma TV fora do ar (como quando existiam aqueles probleminhas de antena) e a outra parte com uma ilustração muito conhecida de canal fora do ar. O exemplar tem orelhas no começo e no final, as folhas são brancas e as letras estão num tamanho bem confortável para a leitura.

May the Force be with you! That’s all, Folks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Autora

Prazer, Bianca “Bia” Caroline, tenho 22 anos, sou Carioca e estudante de Biblioteconomia (e jornalismo nas horas vagas). Por aqui vocês vão ver algumas resenhas e dicas de coisas que eu gosto, como filmes, séries, livros, música e um pouquinho sobre mim, além de alguns posts especiais feitos com muito amor para todos os públicos.

Skoob